Dr. Gunther M. P Guirado - Diretor Técnico Médico - CRM 139.316 | RQE 39.695 | RQE 50.967

Projetos de Pesquisas

- LABORATÓRIO DE MUDANÇAS - Método de intervenção formativa em atividades de trabalho


Descrição: Planejando a aplicabilidade desta metodologia visando uma intervenção participativa baseada nos princípios do aprendizado expansivo. Nesta experiência busca-se muitos conceitos teóricos ganharem vida na situação concreta do processo de intervenção. Nesta teoria da tradição finlandesa de pesquisa para desenvolvimento do trabalho, objetiva-se treinar as atividades do trabalho e formas do desenvolvimento de intervenção de mudança versus intervenção formativa.

Situação: Em andamento 2019.



- LASERFOTOTERAPIA (LFT) in vivo DO FUNGO PATOGÊNICO Sporothrix schenckii


Descrição: Projeto de doutorado desenvolvendo pesquisa com interesse por tratamentos eficientes e alternativos ao uso de medicamentos, especialmente em decorrência do aumento de patógenos fúngicos responsáveis por infecções nosocomiais e micoses oportunistas em pacientes imunocomprometidos. Agentes seguros e específicos são escassos, muitos apresentam elevada toxicidade, e a maioria deles tem ação apenas fungistática. Além disso, o uso rotineiro de terapia antifúngica leva ao surgimento progressivo de linhagens de microrganismos resistentes ao tratamento. Dessa forma, avaliando o potencial efeito benéfico da fototerapia em diversas áreas da medicina, com destaque especial para a remissão de infecções fúngicas, considera-se que o uso do laser de baixa potência pode ser uma alternativa promissora para o tratamento da esporotricose.

Situação: Concluído 2018.


- GESTÃO OCUPACIONAL E SEUS DESAFIOS NAS ORGANIZAÇÕES


Descrição: Na aplicabilidade da gestão ocupacional integrada e o desenvolvimento dos resultados nas organizações. É fundamental que um serviço possua um guia de direcionamento, contendo informações para a condução dos diversos processos internos, os quais necessitam da atuação da gestão sob todas as esferas de trabalho, em especial Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. Desta forma, objetivou-se descrever a experiência da implantação de um modelo de gestão integrado, para elaboração de um guia prático de gestão ocupacional efetivo. Neste descritivo discorre-se da experiência das atividades teórico-práticas gerenciais implementadas, relativas a estrutura física e operacional de um Serviço Ocupacional de Saúde de uma empresa metalúrgica localizada no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. As atividades foram desenvolvidas no período entre outubro de 2014 e junho de 2016, e incluíram as etapas de análise documental, abordagem operacional com os trabalhadores, abordagem da reestruturação Física, e elaboração de um guia prático para auxílio de gestores em seus respectivos Serviços de Medicina Ocupacional no âmbito empresarial.

Situação: Concluído 2017.


- SONO E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


Descrição: Fundamentando nos rastreamentos de sono e a qualidade de vida no trabalho. Este projeto teve o foco de atentar para as condições do organismo humano no sono, onde regula o sistema imunológico, hormonal entre outros e se recompõe enquanto dormimos. Consequentemente determina o sucesso diurno quando fisiologicamente equilibrado atuará melhorando o humor, a energia, o raciocínio, a segurança, a saúde e a produtividade no trabalho com longevidade. O objetivo do estudo foi quantificar a probabilidade de apneia do sono na amostragem de trabalhadores de uma indústria metalúrgica no Vale do Paraíba Paulista.

Situação: Concluído 2017.


- TERAPIA FOTODINÂMICA NA REDUÇÃO in vitro DO FUNGO PATOGÊNICO Sporothrix schenckii


Descrição: Projeto de mestrado desenvolvendo pesquisa na aplicabilidade de testes de terapia fotodinâmica na redução in vitro do fungo patogênico Sporothrix schenckii. A esporotricose é uma doença afetada pelos vasos linfáticos, pele e alguns órgãos internos. Maior prevalência como micose subaguda a crônica provocada pelo fungo Sporothrix schenckii mais comum em regiões tropicais. O objetivo do estudo foi avaliar a suscetibilidade em células leveduriformes de S. schenckii com os efeitos da inativação fotodinâmica deste fungo.

Situação: Concluído 2014.


- PERFIL DA FORÇA DE PREENSÃO DA MÃO POR INTERMÉDIO DA DINAMOMETRIA DIGITAL


Descrição: Por meio dos dinamômetros mensura-se a força de preensão da mão de forma não invasiva, rápida e com baixo custo. Estimar a capacidade funcional para tarefas que envolvem este seguimento corporal, além de detectar possíveis alterações, pode contribuir para o melhor direcionamento do perfil apropriado de candidatos à funções que envolvem a força de preensão da mão. Desta forma objetivou-se medir a força muscular de preensão manual e a taxa de retenção dessa força entre homens de três funções laborais distintas, delineando um índice de referência do perfil da força muscular.

Situação: Concluído 2014.


- DEMANDA DOS SINTOMAS FÍSICOS E PSICOEMOCIONAIS EM METALÚRGICAL


Descrição: Sintomas como insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, dificuldade de concentração e queixas somáticas podem sinalizar a existência dos Transtornos Mentais Comuns (TMC). Rastrear e prevenir a integridade da saúde mental dos trabalhadores se faz necessário atualmente. Assim, objetivou-se investigar a associação dos TMC e as variáveis idades, trabalho em turnos e função desempenhada em funcionários de uma indústria metalúrgica do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Situação: Concluído 2014.